sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"a felicidade é uma questão de atitude"

A Mum's the Boss, tem este texto que aqui anexo e que o fiz, para ver se não me esqueço mesmo de o fazer. Relembrar pouco a pouco de cada vez que me esquecer. Porque esqueço. 
Ainda ontem, me diziam "Sê feliz!" Ao que eu, muito prontamente e porque estava menos bem, automaticamente respondi: "Isso de ser feliz, é como tudo, tem momentos." A pessoa, pacificamente ainda me disse "Tu é que sabes, tu é que vives"! Eu percebi e encaixei. Se bem que muitas vezes, não quero saber e não estou nem aí.
E hoje, aparece-me este mantra, este desafio, este abrir de olhos. 
Cá fica para quem por aqui passar e o quiser ler e o quiser interiorizar. 



Ninguém nem nada me podem fazer mais felizes. Só eu e a forma como eu vejo e decido olhar para as coisas. A minha felicidade não está nas mãos dos outros e não pode estar indexada às asneiras ou às boas decisões que os outros tomam. É claro que essas asneiras ou boas decisões conseguem influenciar mas isso acontece porque eu permito também. Repara: Se eu não estou bem numa determinada relação e mantenho a relação é porque o preço a pagar por ficar compensa mais do que o preço de sair. Será que me faço entender? 
Imagina aquela mulher que sempre viveu com o marido que a trata mal e que é infeliz no casamento. Primeiro diz que não se separa por causa dos filhos. Depois para não dar o desgosto aos pais que já são velhinhos... e depois porque já acha que ninguém se separa aos 60, diz ela. E esteve a viver uns 40 anos assim, infeliz. Mais: decide continuar por mais uns 30, assim! O preço a pagar para sair da relação é, para ela, demasiado alto. Ela tem mais a ganhar ficando, do que saindo. Talvez porque já sabe o que a casa gasta. Mesmo que chore todos os dias mas ficar sozinha, ao fim deste tempo todo, recomeçar de novo, é demasiado assustador. Por isso paga o preço – no final, compensa.

Como sabes, uma das questões que coloco aos meus entrevistados é 'O que é que fazes todos os dias para seres mais feliz?'. E esta questão não é ingénua. Ser feliz dá trabalho. É uma decisão consciente. E tem anexa a si uma série de comportamentos que eu decido tomar e fazer todos os dias nesse sentido. Podem ser correr, escrever, ser mais gentil, tirar um curso, dar graças... cada um sabe de si. E eu sei de mim e o que me faz feliz. E decido e quero sê-lo!

Portanto se queres mesmo ser mais feliz, siga! Não vale a pena relembrares e ficares presa no teu passado.O teu passado é o que é. Foi o teu caminho para chegares hoje onde estás. O caminho que farás daqui para a frente é o TEU caminho, aquele que decidires que queres fazer, conscientemente. Não por causa dos outros mas por causa de ti."


Nenhum comentário: